terça-feira, 22 de maio de 2012

O melhor presente, sempre.


Por Arthur Franco

Na maioria das vezes que precisamos presentear alguém, ficamos na dúvida de qual é o presente ideal. Sempre que alguém vem à mim com essa dúvida, dou o mesmo conselho: dê um livro!

Mas porque um livro? Ao presentear uma pessoa com um livro, estamos dando a chance dela embarcar em um novo universo, em um mundo diferente, de mergulhar no que é descrito na obra e descobrir outros pontos de vista durante a leitura. Além disso, possibilitamos o trabalho da imaginação, uma vez que o leitor utiliza tudo que o viveu e aprendeu para trabalhar o seu universo simbólico e completar a história na sua mente. Na sua imaginação vão ser formados os personagens, os cenários, as descrições e com eles vêm novas idéias e olhares acerca do que vivemos.

Outro ponto positivo é o desenvolvimento da escrita. Sempre ouvi a história de quem lê mais escreve melhor. Você pode não aprender todas as regras de ortografia se ler mais, mas com certeza terá uma maior familiaridade com as palavras e com o modo com que as frases são construídas. Quem lê mais tem um vocabulário amplo e sabe como ordenar as letras para criar algo compreensível e interessante.

Mas quais livros dar? Para crianças, comece com os livros com figuras e aos poucos apresente à criança livros com textos. Aos poucos elas vão pegando o gosto pela leitura e querendo sempre mais livros.

Para os amigos, pergunte o que eles gostam de ler. Se não conseguir, dê um vale-livro de alguma livraria. Assim a escolha fica a cargo do presenteado e você evita dar algo que a pessoa não goste.

Mas independentemente da obra, dê sempre livros. Não precisam ser aqueles considerados clássicos ou intelectuais. Qualquer livro, por mais bobo que pareça, dá chance à pessoa de crescer e aprender coisas novas, ampliando os horizontes e mudando o ambiente ao seu redor.  

Nenhum comentário: